CONHEÇA AS PRINCIPAIS ORIENTAÇÕES PARA A INSTALAÇÃO DE GUARDA-CORPOS DE VIDRO!

CONHEÇA AS PRINCIPAIS ORIENTAÇÕES PARA A INSTALAÇÃO DE GUARDA-CORPOS DE VIDRO!

Entenda a importância dos cuidados durante a execução do serviço e saiba mais sobre os requisitos estipulados pelas normas técnicas do setor.

Os guarda-corpos desempenham um papel muito importante na proteção de locais de altura elevada ou escadas: além de impedirem que alguém sofra uma queda grave, essas barreiras evitam que algum objeto caia e atinja as pessoas localizadas nos patamares ou andares inferiores.

A popularização do uso do vidro nestes projetos faz com que a instalação de guarda-corpos seja um dos serviços mais executados pelos profissionais do ramo, já que cada vez mais os clientes buscam o visual moderno, minimalista e sofisticado proporcionado pelo material.

Apesar das inúmeras vantagens que a instalação de guarda-corpos agrega ao ambiente e das possibilidades de lucro que o vidraceiro pode obter ao executar esse tipo de serviço, é importante se atentar a uma série de requisitos que garantem a qualidade e segurança dessas estruturas. Confira a seguir quais são os principais deles:

Onde instalar

ABNT NBR 14.718 – Guarda-corpos para Edificação define que eles devem ser instalados em todos os locais com circulação de pessoas em que haja uma diferença de altura maior que 1 metro entre os pisos do andar de cima e de baixo. Os guarda-corpos devem ter no mínimo 1,10 m de altura para garantir a segurança dos usuários.

Itens como inserts, pinos, bottons, spiders, torres e perfis são essenciais para a fixação e estruturação das instalações com guarda-corpo. Para manter a estrutura resistente à corrosão, aos impactos mecânicos e livre da interferência de produtos químicos, é necessário utilizar acessórios fabricados em materiais que ofereçam estes benefícios, como o aço inox.

Vidros utilizados em guarda-corpos

Segundo a ABNT NBR 7199 – Vidros na Construção Civil, – que entra como complemento da norma sobre guarda-corpos – os tipos de vidro que podem ser utilizados nestas instalações são os vidros laminado (que pode ser feito a partir do vidro temperado para uma segurança ainda maior) ou aramado.

O uso destes materiais é recomendado devido à alta resistência que oferecem contra impactos, além de evitarem a abertura de vãos no material e o estilhaçamento dos cacos de vidro em caso de quebra.

Vidro laminado: como é feito e suas aplicações

O vidro laminado é um vidro de segurança composto por uma ou mais camadas de vidros, intercalados por um ou mais interlayers, que pode ser Poliuretano,  EVA ou resinas. Os vidros laminados podem ser planos ou curvos. O vidro laminado é aplicado quando há a necessidade de maior resistência, como em guarda-corpos, pisos, escadas, visores de piscinas e coberturas. Também pode ser utilizado em outras aplicações para garantir ainda mais resistência como em box de vidro, divisórias, portas, fachadas e fechamento de varanda.

fonte: https://vidroimpresso.com.br/noticia-setor-vidreiro/conheca-as-principais-orientacoes-para-a-instalacao-de-guarda_corpos-de-vidro

×

Carrinho