Em um estabelecimento que transita um alto número de pessoas, contar com equipamentos de segurança é extremamente importante. Situações como incêndio sempre podem acontecer e é necessário estar prevenido. Por isso, existem as portas corta-fogo e a barra anti-pânico.
Para compreender um pouco mais sobre a importância das barras anti-pânico nos ambientes, separamos aqui alguns fatores que mostram os benefícios de contar com esse item.
Origem da barra anti-pânico
A barra anti-pânico teve sua origem após duas tragédias: uma na Inglaterra, em 1883, onde 183 crianças faleceram devido a um incêndio cujo local estava com a porta fechada na saída, e o do Illinois Theater em Chicago, onde 605 pessoas morreram também devido a portas de saída fechadas.
Após esses incidentes, engenheiros se reuniram para desenvolver uma espécie de fechadura que poderia ser fechada por fora, mas que também teria uma abertura facilitada na parte de dentro. Ela permite uma fácil e rápida evacuação em casos como incêndios ou outras situações.
Atualmente, a barra anti-pânico é exigida por lei em locais com altos riscos de acidente e com grande fluxo de pessoas, como teatros, cinemas, prédios comerciais e demais outros estabelecimentos. Elas devem ser desenvolvidas atendendo a norma NBR 11735.
Modelo Push e Touch
A JS proporciona um excelente modelo de barra anti-pânico, conhecida como Push e Touch. Elas proporcionam o máximo de segurança e rapidez na hora de abrir portas corta fogo.
Além disso, a JS proporciona o que há de melhor em fechaduras, dobradiças e muito mais. Dispomos de tecnologias que proporcionam a produção de excelentes equipamentos e acessórios.